O livro Olhinhos de Gato é um pequeno livro de memórias em que predomina uma narrativa sobre a infância de Cecília, na nossa biblioteca existem dois exemplares.
Pode ser considerado uma reflexão poética sobre a perda, a dor, a solidão, a morte, o luto, embalada pelas histórias encantadas da ama, as descrições suaves dos moradores da rua do bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, as brincadeiras de roda tão ao gosto das crianças de antigamente.
Para querer ler:
Criança, Olhinhos de Gato era tratada com mimos pela avó, Boquinha de Doce, que lhe fazia lindos vestidinhos com babados, fitas, renda e ponto russo. A ama, Dentinho de Arroz, era silenciosa, olhos negros, levemente vesgos, névoa tênue de buço, pelo sorriso; névoa menos tênue de mágoa, no olhar. Com ela, Olhinhos de Gato subia a ladeira suspensa no ombro, num passeio por cima do vento, perto das nuvens e das estrelas.
Havia ainda a presença carinhosa da Maria Maruca e Có, agregados da família, de tia Totinha, que Olhinhos de Gato considerava sábia porque tocava piano e fazia pão-de-ló. Olhinhos de Gato tem alma feminina; cheiros, sons e sabores da infância. Uma infância povoada de lembranças, de solidão e do sentimento sempre presente da morte.
Texto retirado do site: Análises, resumos e downloads.
Eu gosto muito de ler os seus poemas eu e minha coléga pollyana.A prof Bruna ta sempre falando dela.Ela muito queriada beijooooss
ResponderExcluirola,eu achei d+ e muito bom de ler e eu gosto muito dos teus poemas eu e minha amiga brenda achomo d+ nossa professora fala bastante dos poemas e os livros..........beijoss...........
ResponderExcluiroi gosto muito de ler os seus lindos poemas achei d+ seus poemas eu e minha amiga ana karolyne e a isabella gostamos muitos dos seus poemasthau beijos de brenda
ResponderExcluirQue legal pessoal!
ResponderExcluirÉ muito bom saber que vocês estão gostando de conhecer um pouco sobre a vida e a obra de Cecília Meireles!
Parabéns!